Capitu pode até não usar COLÍRIO (ninguém viu, não há provas contra ela)..
Mas uma coisa eu posso afirmar com toda a certeza:
.Capitu NÃO usa All Star.
.
Culpada ou inocente???
...
...
SIM, a tal microssérie da Globo tem uma vibe meio "Maria Antonieta" by Sofia Coppola, né não???
.Pois assim como no filme da filhota preferida do Francis Ford, os modelões de "Capitu" são mega absurdos, as perucas parecem + os lustres do Palácio de Versailles e ainda rola uma sonZeira beeem pOp rocK na trilha sonora (destaque pra "Elephant Gun" do Beirut, "And it rips through the silence, all that is left is all that i hide "). Veja o clipe shoW de bola no tal YouTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=EDoMuwGaAao
Ou: http://www.youtube.com/watch?v=N-mqhkuOF7s
.. .
E tem +: a nova Capitu eXibe uma tattoo incrível, tem cara de Gothic Lolita, tb já é conhecida como a "Angelina Jolie braZuca" e dizem por aí que ela é vocalista de uma banda indie.
.Capitu EMOcore???
.
A direção de "Capitu" é de Luiz Fernando Carvalho - só podia ser ele mesmo - e o cara até andou admitindo por aí que se inspirou SIM num grande sucesso cinematográfico pra produzir esse seu + novo trampo.
Só que LFCarvalho tb disse que NÃO foi em "Maria Antonieta" que ele se inspirou não...
.
Mas foi no filme "Moulin Rouge" e na sua belíssima Satine (o que dá no mesmo, pois tanto Maria Antonieta como a Satine eram bem "rodadinhas" por toda a Paris e adjacências).
De qualquer maneira, em "Capitu" LFCarvalho deságua toda a sua estética detalhadamente caprichada que já o consagrou no cinema ("Lavoura Arcaica"), como tb na tevê ("Uma Mulher Vestida de Sol", "A Pedra do Reino" e o inesquecível "Hoje é Dia de Maria").
."Maria, maria é um DOM..."
.E "Capitu" parece + uma Ópera Rock...
O primeiro capítulo foi realmente primoroso.
Adorei a cena inicial que rolou num trem da Central do Brasil, unindo passado e presente, sugerindo algo meio assim: nada mudou, é tudo como antes quando se quer falar MAL dos outros.
Tb achei o elenco do caralho, com atores desconhecidos e muito bons contracenando com figuras de outros carnavais, como é o caso da Eliane Giardini e da Izabela Bicalho (sim, a minha eterna NARIZINHO do Sítio do Picapau Amarelo Trash 80's).
Mas é claro que quem vai surpreender mesmo - pelo menos para o grande público - é o quase sempre surpreendente Michel Melamed.
.(RE)cortando Machado de Assis, é,
seu homem-música???
.Bem, o Michel só vai surpreender mesmo que nunca viu ou ainda não conhece o trabalhado dele.
Mas quem já viu o Michel Melamed tomando choque em "Regurgitofagia", entre outras bizarrices teatrais, sabe que esse cara é completamente pirado, dono de uma deliciosa maluquice e muito mais...
Até li num site ou vi no Jô que, pra fazer o tal Bentinho, Michel emagreceu quase a metade de si mesmo. Mas o cara é assim, se joga com um puta tesão em seus trabalhos.
Aliás nem é de hoje que eu me amarro no trabalho dele, sempre o achei um puta ator, ousadíssimo e absolutamente inteiro (o.k., todo mundo já sabe que eu gosto de gente assim), além de muito BONITO de se ver em CENA.
o DOM da vez???
.Ah, tb tem a Maria Fernanda Cândido, que eu nem sei se a considero uma boa atriz. Mas é que ela é tão bela, ela é muito bela, quase perfeita... E ainda tem aqueles olhos imbatíveis... Olhos de Capitu!!!
..
E o LFCarvalho tb andou declarando por aí que essa vibe meio Ópera Rock de "Capitu" tem a clara intenção de conquistar a mulecada que só se interessa em ler "Dom Casmurro" quando não tá muito a fim de levar bomba no VESTIBULAR.
.Daí eu me lembrei agora que eu li "Dom Casmurro" pela primeira vez justamente no ano que eu tava me preparando pra passar no vestibular.
.OLHOS da DISCÓRDIA???
Eu estudava em La Isla BoNITA de Sant Louis do MA (noooooossa, faz mó tempão, foi no CEU do José Maria Amaral, na Rua dos Afogados, HAHAHA, hilário mesmo, velho, caralho, que memória da porra, kkkk), mas lembro que eu tava tipo no último ano de escola, estudando a todo vapor pro vestibular e daí o professor de Literatura mandou a galera toda ler, analisar e estudar "Dom Casmurro" pra um trabalho final (evidentemente que o tal livro do Machado de Assis já constava pela milésima vez na lista dos indicados pro vestibular da UFMA).
Dentro desse trabalho de colégio tb lembro que foi até montado um JÚRI Popular em plena sala de aula e a RÉU era a coitada da Capitu.
A grande pergunta desse julgamento estudantil era a mesma de sempre quando se tenta discutir "Dom Casmurro": Capitu traiu ou não o Bentinho??? Ou tudo aquilo (re)tratado no livro não passa de pura ciumeira de uma mente delirante e neurótica???
..Carrega o EZEQUIEL direito, dona Capitu!!!
.Resumo dessa Ópera Rock no CEU: no final da coisa, todo mundo que fez parte do tal Júri Popular chegou a mesma conclusão que todo mundo chega ao se aventurar na deliciosa leitura desse livro fundamental...
.
Ou seja: a obra é muito maior do quê ficar futricando sobre a vida da outra, se ela deu ou não pro Escobar, se o Ezequiel era fruto de um chifre, enfim...
.Como o livro é narrado em primeira pessoa, ninguém sabe se o tal Bentinho era um surtado, sofria de TOC, era noiado, BIpolar, TRIpolar e todas essas doenças da moda.
.Mas eu confesso agorinha mesmo que adooooooro ler e reler aquela parte do livro em que o Bentinho fala sobre os olhos de Capitu quando ela vê Escobar mortinho da Silva dentro de um caixão.
.Essa parte do livro é simplesmente linda, viajante, você chega a ver os olhos da mulher ali nas páginas, em cada palavra, cada letra, cada ponto, cada acento circunfleXo...
.Olhos lidos, olhos relidos, olhos intraduzíveis, olhos de Capitu.
....
Um comentário:
Postar um comentário