Depois de um processo de seleção rigoroso com mais de 200 textos, onde 12 dramaturgos foram escolhidos para fazerem parte do Núcleo de Dramaturgia SESI/British Council durante um ano, a peça “POROROCA”, de autoria de Zen Salles, é a escolhida para montagem no SESI da Av. Paulista.
POROROCA estreia em 14 de SETEMBRO, com direção do premiadíssimo Sergio Ferrara.
As leituras serão programadas para ir a público uma vez ao mês, entre agosto e dezembro de 2010.
Os textos selecionados são:
- “Pororoca”, de Zen Salles (Montagem) - “cada tanto todo vuelve como ahora”, de Paloma Vidal (Leitura Dramática)
- “Um Sol Cravado no Céu da Boca”, de Drika Nery (Leitura Dramática)
- “No Bico do Corvo”, de Luís Roberto de Souza (Leitura Dramática)
- “Elas”, de Bárbara Araújo (Leitura Dramática)
As peças foram escolhidas por uma comiss ão formada por representantes do SESI-SP, British Council e pela coordenadora literária do projeto, Marici Salomão.
Veja os comentários de diretores, autores e alguns artistas consagrados quem já leram a POROROCA:
"Acabo de ler POROROCA com muitas lágrimas nos olhos. Parabéns, Zen! Nasce um dramaturgo de primeira!", Marici Salomão, autora teatral e coordenadora do Núcleo de Dramaturgia do SESI/British Council.
"Sua peça é fabulosa, a mais poética e bem construida que tive o prazer de ler nesses últimos tempos", Sergio Ferrara, diretor da montagem da POROROCA que estreia no dia 14 de SETEMBRO com temporada até o final de 2010 no SESI da Av. PAULISTA.
"Zen, li e gostei muito de seu texto, tenho certeza que vai ser linda a trajetória dele. Beijão", Newton Moreno, premiadíssimo autor e diretor dos Fofos Encenam.
"Li seu texto e gostei muito e te digo que tem muita pessoalidade e rigor na escrita. E isso é raro fundamento para qualquer dramaturgia. Parabéns! Mande-me mais textos quando tiver. Bjs", Yara de Novais, grande diretora teatral.
"Estou emocionadíssimo com essa peça, ela é realmente fantástica, uma verdadeira obra-prima", Fernando Neves, diretor e ator dos Fofos Encenam, na primeira leitura da POROROCA no Núcleo de Dramaturgia do Sesi/British Council.
"Parabéns Zen, que maravilha essa notícia!!! Quero ser convidada para a sua peça. Estamos todos precisando de bons dramaturgos como vc. Beijos e saudades", Tereza Menezes, uma das maiores teatrólogas do Brasil.
"Que alegria! vc merece tudo o que está acontecendo na tua vida, parabéns e super bjo", Clovys Tôrres, consagrado ator de teatro e idealizador do projeto Letras em Cena do MASP.
"Parabéns, Zen. Isso é fruto da sua persistência e do investimento sistemático no seu objetivo central, que é transformar-se num autor de qualidade", Bertrand Duarte, Kikito de Melhor Ator do Festival de Gramado por sua atuação no elogiado "SUPEROUTRO".
"PARABÉNS, Zen, vc é um grande autor, sempre acreditei no teu talento, muita MERDA pra POROROCA", João Signorelli, consagrado ator de teatro, televisão e cinema.
O dramaturgo espera a POROROCA passar: