segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Queimando PALHA!!!

"Aprenda a queimar uma PALHINHA básica... Mas com savoir-faire!"

E nesse final de semana que passou eu QUEIMEI a PALHA... E nem pense que eu fui dar "uns paus no BACK", fui dar um "tapa na PANTERA" ou fui "esfumaçar a TABA"... Lôôôco! Como pensas isso de mim? Sou um garoto de família cristã... Olha lá a minha reputação ilibada... HEHEHE!
Mas queimar uma palha eu até que faço. E foi INCRÍVEL. A coisa funciona + ou - assim:
Queimar a palhinha é uma tradição religiosa, tem a ver com o pagamento de uma promessa. E rola sempre no Dia de Reis, 06 de Janeiro, um dia em que geralmente as famílias católicas desarmam o presépio de Natal. Depois de tudo, prepara-se algumas comidinhas deliciosas, escolhe-se alguns padrilhos, convida-se os + chegados e, pra coisa ficar completa, chama-se uma boa REZADEIRA.
E rezadeira aki, meu caro, é coisa fina. Se bobear, elas têm até assessoria de IMPRENSA. A agenda delas fica tão lotada que nem todas as rezadeiras conseguem realizar os rituais exatamente nos Dia de Reis. Daí, abrem-se algumas exceções - já que promessa não pode ser descomprida que o Santo não gosta. Por isso mesmo, alguns rituais são realizados em dias próximos ao Dia de Reis, dependendo da agenda da rezadeira, pois ela é uma figura essencial nesse rito supertradicional por essas bandas da Ilha Encantada.
Com tudo pronto, coloca-se a palha num fogareiro e inicia-se a ladainha que diz:

"Queimamos, queimamos...
As nossas palhinhas...
Com cravos e rosas...
Queimamos as lapinhas
Adeus meu menino Jesus
Adeus meu amor...
Adeus Maria e José...
Até para o ano...
Se nós viva for"


E apesar do pequeno erro de concordância, diz que tem um povo que adora essa parte: "se nós viva for!"

Hein, hein!!!

Nenhum comentário: