segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Medéia MONGA versus Jasão TESÃO

Na seXta, eu tb fui ver uma OUTRA tragédia clássica do nosso velho coleguinhas das antigas, ele mesmo, tio Eurípedes!!!

Mas, dessa vez, MEDÉIA é absurdamente transformada pelo povo do FOLIAS numa espécie de MONGA da pá-virada e, por isso mesmo, + insana, + vingativa e trocentas vezes + trágica do que aquela outra que CAUSOU horrores em Corinto.

E eu, que já gosto pra caralho de Medéia (leio e releio essa peça sempre quando acabo um namoro), curti + ainda essa versão tipo MONGA do Playcenter.E coisa funciona + ou menos assim:

A tenda do Folias é aberta pro público meia-hora antes da meia-noite, as barracas desse “circo notívago” já estão abertas muito antes da tal “neta do SOL” entrar em CENA surtando com a sua nada DOCE sede de VINGAÇA.

Personagens absurdos recepcionam uma platéia que, em princípio, não sabe bem o que faZer, estão todos apreensivos, pois se Medéia já é PIRIGUETE por si só, o que esperar de uma Medéia-Monga, nada songa, e ainda por cima acompanhada por típicas criaturinhas saídas da Noite do Terror do Hopi Hari!!!

Daí tem a barraca do E.T., a barraca dos irmãos SIAMESES que vendem beijos na boca (aki, siameses numa versão menino & menina, pra vc escolher se quer beijar desde o Brad Pitt até Angelina Julie, mas eu beijei os dois pq eu sou meio “tarado” por siameses, kikiki), a barraca da sereia tosca, a barraca do matemático perturbado, etc., etc., e taiZ!!!

Enquanto transitam por essas barraquinhas coloridinhas (a cenografia & os figurinos dessa peça são incríveis), os + ansiosos não deiXam de se perguntar:

E a tal da Medeia, hein?

Cadê essa criatura descompensada?

Será que ela foi se aconselhar com a Família Nardoni???

E dá-lhe uma BRÊJA pra acalmar os ânimos da plateia (sim, duas gurias ficam por lá vendendo cervejinhas geladíssimas & povo já caindo de boca na birita enquanto dona Medeia não dá as caras).

Mas eis que Medeia surge no palco principal, numa aparição totalmente MONGA, com todos aqueles truques de espelho e tudo + que uma mulher-FERA que se preze tem direito.Duas atrizes se “revezam” no papel da tal neta do SOL esnobada pelo Jasão Tesão...

Uma toda vestida de “amiga da ONÇA”, tigresa de unhas NEGRA e íris cor de MEL, que paga BOQUETE num pirulito tutti-fruti (na minha terra chamamos esse doce de CABEÇÃO e eu adorava chupar esse bagulho quando era KID, o que Freud até agora não conseguiu diagnosticar, pois meu caso é grave, broW).

Já a outra arrasta seus filhos pelos cabelos, uma mãe selvagem, louca pra se vingar e foder com a vida do seu Jasão Tesão.

Engana-se, porém, quem achar que, no meio dessa patacoada toda, Medéia não cumpre friamente a sua DOCE vingança.

Muito pelo contrário, a tal da Medeia-MONGA dá BAFÃO o tempo todo & toca o seu PUTEIRO em cima do tal Jasão-tesão.

E o fim dessa montagem do Folias é muito SEM noção, passei mal de tanto rir, Medeia cumpre o seu destino trágico, mas sem a carruagem de FOGO pra sua escapadela final.

Até pq essa Medéia-Monga é braZuca, velho!

Ou seja: nada de carruagem faiscando ou efeitos especiais de penúltima geração.

Afinal de contas, isso aqui não é cirque du soleil e fazer teatro no Brasil é quase uma jornada heróica, viu!E a nossa amiga Medéia, essa monga barraqueira, não quer saber + de papo com plateia nenhuma, manda todo mundo se foder, sair fora e ir pra casa do caralho ou por PQP, que ela tá com enXaqueca até na medula, pois matar filhote pra se vingar de marido não é como preparar nuggets no micro-ondas (HAHAHA).

No +, eu ADOREI, recomendo, prepare-se pra GARGALHAR bastante!!!

Ah, tb leve bastante moedinhas de 50 cent’s, que essa Medeia-Monga, o seu Jasão tesão & todas as outras atrações das tais barraquinhas circenses são beeem mercenárias e ninguém faz nada de graça ali, não senhor!

Nenhum comentário: