quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

1, 26





















"1, 26" foi desenvolvida para o site: http://www.teatroparaalguem.com.br/2010/10/126/

DRAMATURGIA: Zen Salles

ELENCO: Bárbara Bruno, Rafael Carvalho e Rui Xavier

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Andréa Lucas Alcaraz e Nelson Kao

FOTOS: Alessandra Fratus

DIREÇÃO GERAL: Lucianno Maza


Personagens:
#MÃE (+ ou – 50 anos de idade)
#FILHO A (pouco + de 30 anos)
#FILHO B (pouco – de 30)

MÃE olha com nojo a ÚLTIMA página de um JORNAL.

MÃE – Não, meus filhos! A última página do jornal, não! Geralmente são notícias tão...

MÃE sente náuseas, quase vomita e folheia rapidamente cada página do jornal, indo da última até a PRIMEIRA página.

MÃE – Ahhh... Olha só essa manchete aqui de primeira página!

FILHO A e FILHO B bebem VINHO tinto.

FILHO A – Ela acordou!

FILHO B – Do coma?

FILHO A – E voltou a dormir logo depois.

MÃE (lendo a primeira página do jornal) – “Tremor na TERRA reduz duração dos dias”.



















FILHO B – Mas o que foi que o médico dela disse?

FILHO A – Ele disse apenas que é muito raro acontecer esse tipo de coisa.

FILHO B – Sei...

MÃE (para de ler o jornal) – Peraí! Hoje é domingo de PÁSCOA, não é? É sagrado o almoço na casa do meu filho (aponta para o FILHO A) mais velho...

FILHO A (oferece vinho para o irmão) – Quer mais?

FILHO B – Só se for agora!

MÃE – Quem gostava desses almoços em família era o pai deles... Todo mundo assim, comendo, bebendo...

FILHO A coloca mais vinho tinto na taça de FILHO B.

MÃE – Mas quando o coração do pai deles parou, eles ficaram tão arrasados... Eu tive que ser uma fortaleza, como eu fui forte pra não deixar meus filhos desabarem!

MÃE interrompe-se, cala-se por alguns segundos, olha aflita para os dois FILHOS.

MÃE – Hei, meus filhos! Quem é que tá preparando o almoço de Páscoa pra vocês, hein? Sempre fui eu que preparei tudo sozinha!

Os FILHOS não respondem nada para MÃE, apenas bebem o vinho.

FILHO B – Huuum! Esse vinho não é chileno, não... O bagulho é francês mesmo!

FILHO A – Hoje é Páscoa, meu irmão... É dia de celebrar a VIDA!

FILHOS brindam.

MÃE – Dessa vez, eu não estou preparando o almoço de Páscoa pros meus filhotes como de costume. E nem poderia fazer isso por que...

FILHO B – Puta que pariu! E não é que hoje tá fazendo exatamente 40 dias...

FILHO A – Você não vai querer ficar lembrando disso agora, né?

MÃE – A Nicinha também... É, a minha filha do MEIO... Ela só não tá aqui, com os irmãos dela, porque ela...

FILHO B – Putz, desculpa, foi mal! Mas é que... Aconteceu tanta coisa de lá pra cá, tudo tão rápido...

MÃE – Os dias estão cada vez mais curtos... Tá aqui, ó! (mostrando o jornal) E não vale a pena ficar desperdiçando o tempo com notícias de...

MÃE cala-se, folheia o jornal da primeira página até a última.



















Com uma expressão desconfiada, FILHO A se aproxima de FILHO B.

FILHO A – Você tá querendo me dizer alguma coisa!

FILHO B – Eu?

MÃE – Última página! Como eu ODEIO as notícias de última página!

FILHO A – Eu te conheço... Vai, desembucha! Diz logo o que você tem pra me dizer!

FILHO B – Não é nada, não! É que eu... Eu... Eu só tô querendo saber mesmo como anda as investigações sobre o que aconteceu naquele dia.

FILHO – Já te disse que tá tudo tranquilo, não disse? Eu estou acompanhando tudo de perto.

FILHO B – Mas o delegado não te falou mais nada...?

FILHO A – Fala BAIXO!

MÃE – NÃO! Eu não vou falar BAIXO! Eu não posso mais ficar assim, apenas vendo tudo de longe! Eu preciso DESENTALAR!



















FILHO B – Calma!

FILHO A – Calma é o cacete! Você fala demais... E sempre na hora errada!

FILHO B – Tá bom, tá bom... Não se toca mais nesse assunto!

Os FILHOS voltam a beber vinho tinto, tentam disfarçar a tensão.

MÃE – Eu não me importo mais que isso aqui seja notícia de última página. Eu tenho que dizer, eu quero falar AGORA!!!

FILHO B – Na verdade, o que eu tenho pra te dizer é que...

FILHO A – FALA!

FILHO B – Ele me procurou.

FILHO A – Hã?

FILHO B – Pediu MAIS grana.

FILHO A – Você deu?

FILHO B – E tu queria que eu fizesse o quê?

MÃE volta a olhar a última página do jornal com muita repulsa e nojo.

MÃE – Terça-Feira de Carnaval... Meu filho caçula me convidou...

FILHO B – A senhora nem gosta de carnaval, mãe! Vai ficar aí sozinha na cidade, no meio dessa puta barulheira... Vem pra fazenda, vem!

FILHO A – Poxa, mãe... Pra mim não vai dar, não vou ter folga do trabalho nem no carnaval. Por que a senhora não vai com a Nicinha?

MÃE – A Nicinha veio me buscar, pegamos a estrada, tudo andando tão bem...

FILHO A (avança em cima do irmão) – Eu te disse que aquele cara não era de confiança!

FILHO B – Ele NÃO vai mais encher o nosso saco!

FILHO A – E quem que te garante isso?

MÃE – Meu Deus... Tinha um animal morto na pista, atravessado no meio do nosso caminho. Nicinha teve que parar o carro e...

MÃE tapa seus ouvidos com as mãos.

Ouve-se de longe o som de DOIS tiros.




















MÃE – Peguem ELE, meus filhos! Foi ELE, foi ELE!!!

FILHO B – Eu tinha uma grana aí... Dei tudo pra ele.

FILHO A – Ele vai pedir mais, muito mais... Você conhece melhor do que ninguém essa corja de escrotos!

FILHO B – Se ele voltar a nos perturbar eu sei como dar um jeito nele.

MÃE – Deu em tudo que foi jornal no dia seguinte... Logo eu, ali, estampada na ÚLTIMA página!

FILHO B – Só que, pra tirar de uma vez por todas aquele sacana do nosso rastro, eu vou precisar de mais grana...

FILHO A – Mais grana? Como assim? Depois de todo o dinheiro que eu já te dei?

FILHO B – E a grana do SEGURO de VIDA da mamãe? Tu já foi...

FILHO A – Claro que NÃO, porra!

FILHOS se encaram por um tempo, respiram fundo, tentam se controlar.

FILHO A – Agora não é HORA de mexer nessa grana do seguro. Deixa a poeira baixar mais um pouco...

FILHO B – Tu tá certo! Cada coisa no seu TEMPO.

MÃE – A Nicinha escapou por pouco, muito pouco. Tadinha da minha filha... Tá lá agora na UTI, com todos aqueles aparelhos e cabos enfiados pelo corpo.

FILHOS voltam a beber, bebem muito, cada vez mais. Seus olhares se encontram, a tensão é patente.

FILHO A – Que foi agora, hein?

FILHO B – Nada! Só tava pensando na Nicinha...

FILHO A – O quê que tem a Nicinha?

FILHO B – Ah, sei lá... Se ela acordar de novo? Será que ela vai lembrar de tudo...?

FILHO A – Cala a BOCA, caralho! A Nicinha não vai acordar de COMA nenhum!

MÃE – Pois eu digo que SIM, seus FILHOS de uma grandíssima PUTA!

Nesse exato instante, FILHOS jogam VINHO tinto na cara da MÃE.



















MÃE se recompõe do "banho" de vinho que acabou de tomar e começa a (re)agir com uma elegância forçada.

MÃE – Podem esperar o tempo que for, meus filhinhos... Mas a Nicinha vai sair daquela UTI nem que seja preciso eu arrancar ela de lá com as minhas próprias e bem tratadas mãozinhas!

FILHOS enchem novamente suas taças com VINHO tinto.

FILHO A – Pega mais, vai!

FILHO B – Isso, meu irmãozinho! Enche a taça do teu mano aqui que, como você mesmo já disse, hoje é dia de celebrar a VIDA!

MÃE pega o jornal e lê com extremo prazer a sua manchete principal.

MÃE – Vejam só, meus filhos, essa notícia aqui de primeira página: “após terremoto no Chile, cientistas afirmam que duração dos dias na Terra é reduzida em 1,26 microssegundo”.

FILHOS brindam + uma vez.

TO BE CONTINUED…





















"1, 26" no YouTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=Q8Kdo57fDUs

PS: A montagem desse texto teatral só pode acontecer com a prévia autorização do AUTOR da obra.

E-MAILs para CONTATOS:
zencomentarios@yahoo.com.br
zensacional@hotmail.com

Nenhum comentário: