sábado, 10 de novembro de 2007

Mise-en-scène

“Jogo de cena” é + uma sacada genial do maior documentarista brasileiro... Ele mesmo, o Eduardo Coutinho. No cardápio, atrizes da ‘catiguria’ de Marília Pêra, Andréa Beltrão, Fernanda Torres e + outras ilustres desconhecidas. Eu vi e achei bacanérrimo.

O + bacana desse documentário é constatar que, por melhor que seja uma atriz, a sua interpretação + convincente nunca supera a de um personagem real. Pelo menos quando as duas coisas são postas lado-a-lado. No caso dessa sacada genial do Coutinho, rola outros depoimentos com atrizes não famosas se passando por figuras reais. Daí fica o mistério: mas será um caso real ou apenas uma encenação? No final, fica a sensação de que todos nós somos personagens de nós mesmos!



O filme: Atendendo a um anúncio de jornal, oitenta e três mulheres contaram suas histórias de vida num estúdio. Em junho de 2006, vinte e três delas foram selecionadas e filmadas no Teatro Glauce Rocha. Em setembro do mesmo ano, atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas pelas personagens escolhidas.o diretor: Jogo de Cena é o décimo longa-metragem de Eduardo Coutinho, um dos maiores documentaristas brasileiros em atividade. É também a sua quinta parceria com a produtora Videofilmes. Depois de um início de carreira dividido entre a ficção e o documentário, Coutinho optou pelo segundo a partir de uma profícua passagem pelo programa Globo Repórter, na década de 70. Cabra Marcado para Morrer (1964-1984), seu acerto de contas com a História e com um projeto do passado, tornou-se um grande clássico do cinema brasileiro. Mais recentemente, iniciou uma fase muito produtiva com a realização seguida de cinco filmes em seis anos: Santo Forte (1999), Babilônia 2000 (2000), Edifício Master (2002), Peões (2004) e O Fim e o Princípio (2005). A solidez do método de Coutinho e sua sensibilidade para ouvir pessoas comuns são fruto de laboriosa reflexão sobre o seu ofício ao longo de inúmeros documentários em vídeo realizados nas décadas de 80 e 90, entre os quais se destacam Santa Marta: Duas Semanas no Morro (1987) e Boca de Lixo (1992).

Nenhum comentário: